Ouro 18k? Ouro 750? Qual a diferença?

A Jornalista e blogueira Roberta Rossetto postou em seu blog adorojoias.com.br uma esclarecedora explicação sobre os termos dados ao ouro. Aqui vai na íntegra pra vocês: 

” Já aconteceu de alguém te falar que uma joia é de ouro 14 ou ouro 18? Vamos lá com a tradução do que isso significa. O ouro puro é um material muito, muito maleável. Se você tiver um anel 100% de ouro e cumprimentar alguém, num aperto de mão, o anel vai entortar, ficando ovalado.

Claro que ninguém quer uma joia assim, tão delicada que parece feita de massinha de modelar. Então, o ouro é misturado a outros elementos, como o cobre, o zinco, a prata ou o paládio, formando uma liga metálica. Esses metais determinam a dureza da liga, mas também interferem na cor do ouro – assunto para um futuro post, prometo!

Para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu a expressão quilates (K), sendo que 24K equivalem a 100% ouro, ouro puro. Se falarmos que uma joia é de ouro 18K, isso significa que ela tem 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro. Daí, também, o termo ouro 750, mais usado na Europa. Então, ouro 18K ou ouro 750 são a mesma coisa. Se a joia for 14K, isso significa que ela contém 14 partes de ouro, 10 de outros metais e assim por diante.

 teor de ouro

Se você olhar com lupa o interior de uma joia, verá que muitas delas trazem um número impresso. Nas joias da H.Stern, há sempre a marca 750 – referente ao ouro 750 ou 18K usado.

Muitos países têm legislação específica sobre o assunto. Nos Estados Unidos, por exemplo, é considerada joia de ouro qualquer liga acima de 10K. Aqui no Brasil, tem que ser no mínimo 14K para a liga poder ser chamada de ouro.

Agora, esse quilate (K) nada tem a ver com o quilate (ct) usado para medir o peso de uma pedra preciosa. E isso cria uma confusão danada, porque o K é uma medida de pureza e o ct é uma medida de peso, duas coisas totalmente diferentes dentro da mesma palavra quilate. Um ct equivale a 1/5 do grama ou 200 miligramas.”


Esta prática do uso do termo 750 impresso nas joias é uma garantia de que o metal utilizado na sua peça é realmente ouro e praticado por quase todas as joalherias e designers.

A minhas peças todas têm 😉

Fonte: adorojoias.com.br

Jornalista: Roberta Rossetto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s